O nosso grande Chacrinha já alardeava aos quatros cantos: “Quem não se comunica se estrumbica”. E olha, que àquelas épocas, nem congitava esse mundo digital e suas inúmeras possibilidades de comunicação (da forma como é hoje). Sendo, entretanto, que na era das múltiplas plataformas de conversação, múltiplas também são as dificuldades que a real comunicação se estabeleça, entre pessoas e mais ainda, quando dizemos de empresas. Mas, é um desafio que precisa ser vencido, do contrário, o preço é não conseguir legar a mensagem a quem interessa: o consumidor.
Nesse contexto, O QUE É NECESSÁRIO PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ?
· Ter algo a dizer: é tão óbvio, mas ao menos tempo tão complexo, pois o que vemos, parodiando a banda Legião Urbana, há muita gente que “fala demais, mas não tem nada a dizer”. Assim, é preciso ter conteúdo interessante, que agregue algum valor, a transmitir para que não nos ponhamos a falar nos vazio, sozinhos;
· Clareza e objetividade: a vida moderna é exageradamente dinâmica e no mundo virtual, esse dinamismo cresce exponencialmente. Assim, é preciso transmitir a mensagem de maneira clara e objetiva, valorizando o tempo do seu leitor, expectador ou cliente, não deixando de inserir elementos que produzam surpresa e cativem as pessoas à leitura, fazendo-as receptivas ao que deseja dizer ou informar;
· Credibilidade: a superficialidade e a falta de credibilidade são marcas atuais nas relações humanas e, evidentemente, de negócios. Por isso, uma mensagem eficaz precisa ser aparada por credibilidade. Ou seja, você precisa conquistar e manter a confiança dos seus leitores. Isto os fidelizará à sua comunicação, e não há maneira melhor de começar esse processo que mostrar-se humana, ainda que a comunicação seja corporativa.
Assim, nossa mensagem poderá passar a barreira da impessoalidade e alcançar os objetivos a que nos propomos, sejam eles, informar, orientar, divulgar negócios e soluções ou simplesmente interagir. No fim, uma boa comunicação, por exemplo, no seu site ou blog, poderá influenciar significativamente, em outras atuações da sua empresa, como o posicionamento do seu site e até mesmo os seus anúncios e atuação de marketing das redes sociais, que, aliás, também deve seguir essa mesma condição para uma boa, eficiente e eficaz comunicação.