Há quase 500 anos já existia gente brincando com uma técnica de ilusão que é o nascimento das imagens holográficas que têm ganhado a mídia. Espera-se que a Holografia seja a tecnologia predominante do futuro para transformar o mundo à nossa volta em imagens 3D, interativas e que apareceriam no momento e no lugar em que nós as precisássemos.
Iron Man fez uma previsão de como pode ser a vida com hologramas
Os primeiros relatos do uso de imagens emitidas em um outro ambiente, dando a impressão da presença de fantasmas, são de 1584, feitos pelo cientista e estudioso Giambattista della Porta. Seu estudo foi aprofundado e utilizado em teatros e circos 300 anos depois, na era Vitoriana. O primeiro a utilizá-la foi John Henry Pepper, e hoje a técnica é conhecida como Pepper’s Ghost.
Se você frequenta parques de diversões, já deve ter visto O Mistério da Monga. É uma atração atual que se utiliza da mesma técnica vitoriana, com o objetivo de fazer um objeto se transformar em outro. No caso, uma bela mulher é transformada em gorila.
Transformação da Monga em Gorila – ilusão com Pepper’s Ghost
Disneyland também usou a técnica em sua Disney Haunted Mansion, a mansão mal-assombrada com projeções holográficas de fantasmas. A casa foi inaugurada em 1969.
Disney Haunted Mansion, manssão mal-assombrada com projeções holográficas de fantasmas
faça seu próprio holograma
Há vários meios de criar o seu próprio holograma e brincar com as possibilidades. A maneira mais fácil é colocar uma pirâmide em cima do seu telefone, iPad ou outro gadget e colocar para rolar um vídeo em 4 ângulos.
Uma pirâmide dessas pode não ser tão fácil de conseguir e custar de 15 a 30 dólares.
Por isso o Cafundó achou um jeito de tornar a tecnologia acessível a qualquer um por um preço mínimo. É o DIY Hologram, a ferramenta para você fazer sua própria pirâmide de holograma em casa.
São 3 passos simples e em alguns minutos você terá sua própria imagem “mágica” sendo exibida no espaço