Para iniciar esse artigo vou fazer uma pergunta básica: em qual área sua empresa atua?
Suponhamos que seja uma empresa de móveis e você se orgulha em ter uma bela estrutura física e um excelente atendimento ao seu público. Com certeza deve ter clientes fieis e satisfeitos, mas também tenho certeza que deseja sempre ter mais clientes e ser bem representado onde quer que seja.
O Mundo Físico e o Mundo Virtual: Sua Empresa é bem Representada nos dois?
A internet se fez tão presente na vida das pessoas que praticamente torna-se difícil separar o mundo físico do mundo virtual, é normal uma pessoa antes de ir fazer suas compras entrar primeiro no site da empresa ou até mesmo dos concorrentes para avaliar os preços, novidades e se a loja dispõe do que ele esta procurando no momento.
Por isso sua empresa deve ser tão bem representada na internet quanto no mundo físico. Um Web Site por mais que não seja um e-commerce é de certa forma sua empresa virtual, por isso, é tão importante ter um site bem estruturado, visualmente agradável, interativo e com atualizações constantes.
Entenda o mínimo que é necessário ter em um site para gerar credibilidade e laços entre sua empresa e seu cliente.
1° O layout
O Layout tem que passar a imagem da sua empresa, a harmonia das cores disposição de conteúdo e localização estratégica da sua logo. Tudo isso é a primeira impressão, é o que garante que seu cliente identifique e ligue o seu site á sua marca.
2° Navegabilidade
É importante que o cliente navegue de forma rápida e intuitiva, que ele não perca tempo procurando onde fica o contato, as promoções e produtos. Verifique se seu site esta hospedado em um servidor confiável e se está o suficientemente leve para não “travar” e fazer o internauta sair da página. A geração web 2.0 é muito impaciente não gosta de perder tempo.
3° Atualização
Se primeiro o cliente entra no seu site para depois consumir, significa que ele vai entrar no site da concorrência também, então imagine o que o seu cliente esta procurando… Seriam promoções, qualidade dos produtos, brindes? Estude o diferencial que vai garantir que sua empresa seja a escolhida.
4° Interação
Outro ponto importante é a interação direta do seu site com o seu cliente. Como fazer isso? É fácil, deixe visíveis espaços onde eles possam dar sugestões e fazer críticas. Coloque sempre os botões de compartilhamento e redirecionamento para as Redes Sociais da sua empresa, dessa forma sempre que seu cliente gostar de algo no seu site ele pode compartilhar e divulgar de forma gratuita sua marca, além de se sentir satisfeito pela interação e dinamismo.
5° Visibilidade
E por último porém não menos importante: APAREÇA! Não adianta ter um site perfeito e não estar visível. Existem diversas formas de divulgação na internet.
Considerando que o buscador mais influente atualmente seja o Google, as formas mais indicadas são:
Técnicas de SEO –
A médio e longo prazo te posicionam na primeira página de pesquisas do Google
Links Patrocinados –
Com um determinado investimento pode te colocar imediatamente no topo das buscas do Google.