O Senado Norte-Americano coloca em pauta a aprovação de uma nova lei contra a pirataria na internet. A partir do dia 17 de janeiro será discutido o Projeto SOPA: Stop Online Piractary Act (Lei para parar a pirataria online).

A Lei

A lei promete proteger os direitos de gravadoras, produtoras e demais indústrias da comunicação dentro da internet, aplicando-se á qualquer usuário que fornecer dados através dos servidores webs que estão localizados dentro dos Estados Unidos.

A Pena

A pena para quem infringir a lei é de suspensão do site e em alguns casos até 05 anos de prisão.

O SOPA mexe com duas categorias influentes no mundo:

Por um lado toda a indústria de comunicação que vem perdendo cerca de 135 milhões de dólares anuais em direitos autorais. As Editoras, estúdios cinematográficos e produtoras tem o apoio desde farmacêuticos que temem perder o controle sobre suas patentes de medicamentos e até mesmo a associação nacional de bombeiros voluntários, que apesar de aparentemente não ter nenhum indicador influenciando diretamente, alegam ter medo de perder o patrocínio de grandes empresas do meio autoral.

Do outro lado temos a crescente indústria da web, o Google, Facebook, Wikipédia e Twitter entre outros que sobrevivem da inserção de conteúdo pelos usuários em seus gigantescos bancos de dados. Proibir essa distribuição vai limitar e retardar toda a ideia de web 2.0 e tecnologia atual, fazendo o usuário ficar com conteúdo restrito e voltando a era da censura. 

Funcionaria de certa forma como na atual ditadura do Irã e da China, onde todo o site é hospedado em um único servidor, fazendo que seja censurado tudo o que o poder achar desnecessário para a sua sociedade. Um verdadeiro atraso da informação.

A União Faz a Força!

Uma empresa de registro de domínios a GoDaddy a princípio apoiou o SOPA porém, em pouquíssimo tempo cerca de 70.000 domínios foram transferidos para outras empresas. Logo ela foi forçada a mudar de ideia e assumiu publicamente ser totalmente contra o novo projeto de Lei.

A lei se fazendo legítima nos Estados Unidos pode acarretar diversos prejuízos internacionais, por isso a melhor forma de se mostrar contra essa proposta de lei é divulgar a insatisfação, inviabilidade funcional, atraso das conquistas tecnológicas e liberdade de expressão. 

Compartilhe para o máximo de amigos que puder afinal os grandes prejudicados serão os usuários!

Como já sabemos acontece nos EUA, refleti aqui no Brasil. Então vamos nos unir contra o SOPA!

Deseja nos contratar?

Clique aqui e agende um
atendimento.