Vídeo marketing: como criar um vídeo de qualidade?

Diante da grande oferta de conteúdos na web, ganha quem sabe se usá-los a seu favor. Investir em vídeo marketing, por exemplo, tem se revelado um acerto substancial.

Para se ter uma ideia, o YouTube tinha mais de 105 milhões de usuários mensais no Brasil, segundo dados divulgados pela plataforma em 2020. Essa estatística considera apenas pessoas entre 18 e 65 anos, então os números reais são muito maiores.

Isso não quer dizer que as empresas precisam substituir outros tipos de conteúdo por vídeos. Apenas indica que o ramo audiovisual pode ser muito vantajoso, já que traz um nível de interatividade que os textos não tem.

Portanto, leia esse conteúdo para conhecer o vídeo marketing, seus benefícios e os tipos de vídeo que você pode produzir para aumentar o engajamento da sua empresa.

Definindo vídeo marketing

Em linhas gerais, vídeo marketing é qualquer estratégia de marketing que usa vídeos para atrair e fidelizar clientes.

O ideal é estudar as melhores formas de encaixar esse tipo de ação nas suas campanhas de marketing.

Para isso, leve em conta os hábitos de consumo do público-alvo e as condições e intenções da empresa.

As possibilidades do vídeo marketing são numerosas e incluem:

  • Campanhas publicitárias;
  • Vídeos institucionais;
  • Tutoriais;
  • Vídeos promocionais.

Sendo assim, prossiga a leitura para descobrir quais são as vantagens do video marketing.

Quais são os proveitos do video marketing?

Como você pode ver, o consumo de conteúdos audiovisuais na internet é uma tendência que só cresce ao longo dos anos.

Portanto, se você ainda está em dúvida sobre a importância desse elemento para sua estratégia de inbound marketing, confira a seguir os principais benefícios.

Aumento considerável no tráfego de tipo orgânico

O tráfego orgânico é aquele que os sites conquistam, em suas estratégias, sem precisar investir em campanhas de anúncios pagos.

Ele é vital para que a relevância das suas páginas nos mecanismos de busca, aumente e para você construir uma audiência fiel e qualificada.

Dito isso, investir em um formato tão popular quanto o vídeo com certeza trará resultados expressivos em relação a isso.

Retorno sobre investimento atrativo

Dados coletados pelo Aberdeen Group deixam claro que empresas que adotam o vídeovideo marketing em suas táticas, conquistam 66% mais leads anualmente.

Sendo assim, o Retorno Sobre Investimento (ROI) dessa estratégia é muito atrativo.

Ter a segurança de que as ações de marketing de conteúdo estão valendo o investimento feito é o primeiro passo para manter ou aprimorar as estratégias.

Bom conteúdo

Falando em marketing de conteúdo, o video marketing deve ser feito a partir de vídeos bem produzidos e de fácil consumo.

É preciso saber exatamente como se comunicar com as pessoas, de modo a evitar que elas deem play no seu vídeo e não o assistam até o final.

Por isso, busque ter ao seu redor uma equipe de comunicação capacitada. Conheça os hábitos de consumo do público que deseja alcançar.

Formatos de vídeo marketing

É importante destacar que, devido à grande variedade de formatos, uma estratégia de vídeo marketing não precisa se ater a apenas um deles.

Planeje o que você vai publicar de acordo com as características do público, da mesma forma como se planeja uma campanha de Twitter Ads.

Posto isto, leia a seguir quais são os formatos mais populares.

Vídeos rápidos

Uma possibilidade é apresentar seu produto por meio de vídeos rápidos com uma boa frequência.

Além de não concentrar informações demais em um longo vídeo, você aumenta as chances de ser encontrado pelas pessoas na web devido ao alto volume de materiais.

Tutoriais

Os tutoriais em vídeo costumam angariar uma boa audiência. Afinal, é muito mais prático ouvir explicações sobre determinado assunto do que ler textos inteiros sobre ele.

Ouça as dúvidas dos seus clientes e responda-as com vídeos instrutivos e claros.

Cursos online

Quanto mais qualificada for sua base de clientes, mais conversões sua empresa terá. Pensando nisso, promover cursos online com assuntos relacionados ao ramo da empresa é uma boa forma de incentivar essa qualificação.

Com um curso as dúvidas tendem a diminuir e os consumidores se sentirão mais seguros quanto à autoridade da empresa.

Demonstrações de produto

Na atualidade, com o grande volume de compras online, as pessoas têm o desejo de ter demonstrações do produto que estão pensando em comprar.

Produzir vídeos que mostram todas as funcionalidades de um celular, por exemplo, é muito útil para dar amostras das vantagens e da qualidade do produto.

Por fim, o video marketing é uma possibilidade muito rica de melhorar a imagem corporativa e aumentar o engajamento nas redes sociais.

Posto isto, trabalhe com esse método de marketing para maximizar suas oportunidades de negócios.

Deseja nos contratar?

Clique aqui e agende um
atendimento.