Os tempos modernos e a disseminação de acesso às soluções de tecnologia permitem a empresas de qualquer porte, lançar mão das soluções de marketing para alavancar seus negócios. Aliás, isso é uma premissa de sobrevivência, e mais ainda para que se conquiste uma posição de destaque. Agora, uma coisa é certa e determinante: é necessário fazer uso da estratégia correta para que não sejam desperdiçados recursos, tempo e mão de obra.

Qual o  caminho?

Simples, trabalhar a sua estratégia de marketing de acordo com o tamanho da sua empresa.

Parece óbvio, não é verdade? Mas o que percebemos, muitas vezes, é que a inobservância de algo tão primordial, tem levado empresas a perderem excelentes oportunidades de conquistarem clientes e de se firmarem como referência na sua área de atuação.  Então, antes de partir para separar recursos, contratar pessoal (terceirizado ou interno) e se desgastar sem sair do lugar, observe as seguintes orientações:

Defina objetivos:

Se você não sabe o que pretende, qualquer resultado serve. Esta é uma máxima já conhecida de todos, porém, muito pouco praticada. Então, antes de qualquer ação ou sequer planejamento, estabeleça seus objetivos.

Tenha um orçamento claro, com margens muito bem definidas:

Sim, mesmo antes de começar, você precisa saber de quanto poderá dispor de recursos financeiros para investir nas suas ações de marketing. O bom, bonito e barato em um único pacote, simplesmente não existe e poderá ser um “tiro no pé”. Ademais, sabendo quais são os seus limites, você poderá programar conscientemente cada passo da sua estratégia, sem o desgaste de deixar o planejamento apenas no papel.

Comece devagar:

Começar devagar com visão de longo prazo é mais saudável que investir todos os recursos de uma vez só, especialmente, no caso de pequenas e médias empresas. Então, com base nos objetivos traçados, defina um plano de ações. Um passo de cada vez, é assim que andamos sem tropeçar. Dessa forma, você poderá implantar, testar e aperfeiçoar suas ações de maneira sólida e sem perder de vista o alvo estabelecido.

Tendo estas três, básicas e claras, medidas, você agora, poderá procurar uma Consultoria de Marketing competente que possa, dentro de uma perspectiva de investimento com metas para o alcance de resultados, muito bem definidos,desenvolver e implantar  o seu planejamento de marketing. E, não seria nem necessário diz que grande parte dos negócios, terá essa definição centrada ou baseada nas soluções web e de marketing digital e que estas devem andar de mãos dadas com as ações off-line.

Boa Sorte e Sucesso nos Negócios.

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