Depois de falarmos sobre ferramentas para caprichar na sua produção visual, vamos um pouco mais longe. Aliás, voltando ao início de tudo. Ao processo criativo.

As semanas, os meses e as estações passam, mas a pergunta continua a mesma: como ser criativo e criar coisas legais?

Quinta e última edição da série sobre direção de arte do Cafundó. Queremos te ajudar a dar um boost na direção de arte e fazer isso compartilhando fontes valiosas que alavancam o trabalho.

“Desde o surgimento do design, vários professores e pensadores se puseram a refletir sobre a melhoria da Metodologia de Projeto. Na Bauhaus, o professor Johannes Itten foi o responsável por desenvolver o Workurs, ou Curso Preliminar, curso que tinha como principal objetivo ensinar aos alunos meios e formas de se conceber ideias para novos projetos.” (NASCIMENTO, Luís do. 2010)

1. criatividade

Difícil de definir, difícil de avaliar.

Por isso deixamos pessoas de muito estirpe falarem por elas mesmas. Uma das coisas que elas falam é que criatividade é a habilidade de não suprimir suas associações com o mundo à sua volta.

“Nem todos os dias você vai acordar, as nuvens vão se abrir e algo vai descer do céu.” (Jack White)

2. copie. depois remixe.

Criatividade não é mágica. Acontece ao aplicar regras ordinárias de pensamento a materiais existentes.

Copie para treinar. Remixe e deixe-os do seu jeito, e aí as coisas vão começar a ficar interessantes.

3. treine sua coragem

A diretora de cinema Tiffany Shlain conta que o primeira passo para ela liberar a criatividade foi perder algo. Perder os seus medos.

Ela se forçou a situações que na hora poderiam ser intimidadoras, mas que ela sabia que trariam experiência e libertação para um processo criativo verdadeiro.

4. luiz vidal gomes

Muito conteúdo você encontrará em formato de livros. Vamos citar aqui o autor, professor e pesquisador da UFSM Luiz Vidal Gomes.

Algumas de suas obras:

  • Criatividade & Design
  • Criatividade: projeto desenho produto

5. composição e referências

Vamos falar também de técnica. Durante o seu processo criativo, a organização dos elementos visuais será capaz de tornar seu trabalho agradável, incrível ou surpreendente. É uma técnica que pode te levar a escutar o Wow, que foto criativa!, que desenho criativo!, que animação super hiper criativa!

Para falar sobre esse aspecto tão importante, o vídeo abaixo explica como conquistar a atenção,contrastar elementos, trabalhar com shapes, texturas e cores – que são muito mais do que detalhes.

O Storyboarding também é um processo que exige de sua criatividade. No vídeo abaixo você entende o que este processo e tem a chance de treinar essa etapa importante da criação.

Referência você adquire 24h por dia, em grande parte no seu tempo livre. São os seus interesses, sua busca constante por novidades e novas ideias de algum tema que lhe interesse. Para fechar nosso TOP 5 especial sobre o processo criativo, vamos consumir inspiração:

Deseja nos contratar?

Clique aqui e agende um
atendimento.