Oficialmente o Facebook é a Rede Social mais popular do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Ibope Nielsen. Foram 30,9 milões de acessos ao facebook contra 29 milhões de acesso ao Orkut no mês de agosto de 2011.
Com isso, algumas perguntas surgem inevitavelmente:
Onde o Orkut pecou?
O Orkut começou a incomodar os usuários ainda antes do Facebook ser relevante aqui no Brasil. Os próprios usuários começaram a usar a rede como veículo de publicidade gratuita e até levou o apelido de panfleteiro online. Chegou a um ponto que a bagunça na rede ficou incontrolável.
O Facebook foi baseado no Orkut?
Não, na verdade o Facebook surgiu antes do Orkut. Porém, aqui no Brasil demorou de ganhar adeptos.
Qual o maior diferencial do Facebook?
Sem dúvida a interação dinâmica e instantânea fizeram uma diferença enorme, “curtir” virou o verbo mais utilizado na internet e compartilhar passou a ser algo essencial na vida dos internautas.As mudanças na interface do Facebook podem desacelerar o crescimento da Rede?Provavelmente não. As mudanças no ano passado obtiveram algumas reações negativas, porém as funcionalidades que vieram com a “Timeline” foram bem aceitas após testadas.
Anúncios do Facebook
O sucesso do Facebook no Brasil se afirmou ainda mais com a inserção da moeda brasileira como forma de pagamento dos anúncios no Facebook Ads. Anúncios que também ganharam espaço nos últimos meses e promotem bater de frente com oGoogle Adwords.