Com a expansão da internet no Brasil, o internauta brasileiro tornou-se mais atento e participativo. Porém, como ele está sempre por trás de uma interface gráfica o empreendedor da web não pode o ver fisicamente, mas pode mensurar em estatísticas o perfil desses usuários, quem são e o que fazem exatamente. Esses dados são hoje extremamente necessários para esses empresários da internet, pois para desenvolver um bom negócio é preciso antes de tudo, ter um planejamento com objetivos e público-alvo definido.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Net Ratings no início do ano coletou dados sobre o perfil do internauta brasileiro. A população brasileira possui mais de 190 milhões de habitantes, desses, 45 milhões são usuários ativos da internet. A grande maioria é jovem, possui idade entre 15 e 21 anos. 55 % desse público procura por informações nos sites de busca e 51% nas redes sociais. 41% deles possuem computador no próprio lar, 79% ainda não confiam nos sites de compra pela internet e 48% dos usuários levam em consideração a opinião dos outros usuários na escolha de um produto.

Em relação aos usuários que compram produtos pela internet, 42% compram em média uma vez por mês em sites de compra coletiva. A aquisição de livros está no top do ranking dos produtos adquiridos nos sites de compra coletiva, seguidos de serviços de lazer (jantares, restaurantes, bares) e passagens de avião.

Um levantamento importante da pesquisa são os dados referentes aos usuários, que são receptores e ao mesmo tempo emissores de informação: 57% deles geram conteúdos enquanto 70% compartilham com outros usuários. Essas estatísticas representam que o consumidor brasileiro não é passivo, muito pelo contrário, eles são seletivos, exigente e influenciam a compra de outros usuários. Além disso, a classe C já faz parte destas estatísticas o que faz com que as estratégias do mercado digital necessite de mudança no trato a esses consumidores.

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