Arte e Design

Porque seu cérebro adora infográficos

Transmitir informações complexas ou longas frequentemente termina sem sucesso. Muito texto, muita conexão entre pensamentos diferentes e o seu leitor acaba sem entender a mensagem no tempo de que ele dispõe.

Tanto no meio impresso quanto digital, é comum o leitor não despertar interesse rápido o suficiente para continuar a leitura, ou não tem tempo para refletir no que você quer lhe dizer. Isto pode não ser culpa do conteúdo, mas sim da apresentação visual dele.

Segundo uma pesquisa dos estúdios Neomam, apenas um décimo de segundo é o suficiente para vocêentender uma cena visual. Imagens + texto chave = entendimento rápido; seu leitor não fica entediado rapidamente.

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Além disto, nós estamos sofrendo de sobrecarga de informação. Todos os dias somos bombardeados com conteúdo equivalente a em média 174 jornais.

No meio da era da informação, o aumento contínuo nos dados levou a mudanças na maneira como os usuários lidam com novas informações. Elas precisam ser mais rápidas, fáceis de ler e compreender.

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Recebemos 5x mais informações que há 30 anos atrás

Uma pesquisa conduzida pela Microsoft mostrou que 10 segundos é o tempo que você possui para comunicar claramente a sua proposição, se você quer manter atenção dele por mais alguns minutos. Senão, ele julgará a proposta irrelevante e seguirá para o próximo conteúdo.

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Outro dado interessante apontado é que as pessoas se lembram de 10% do que ouvem, 20% do que lêem, e 80% do que vêem e fazem.

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Veja toda a pesquisa dos estúdios Neomam, em infográfico.

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Quanto mais complexo o assunto a ser passado, mais imagens podem ter um papel determinante para a comunicação ser clara e eficiente.

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Mind the Graph é uma startup disposta a ajudar pesquisadores, cientistas e professores a criarem artigos acadêmicos visualmente mais bonitos e claros.

É um mercado de nicho com grande potencial, com uma ferramenta à sua disposição com uso simplificado e um banco de dados pronto com imagens e elementos comuns e específicos para o meio acadêmico.

Infográficos mostram que aquela vontade que se tem de pular o texto e dar uma olhadinha nas imagens pode ser aproveitada justamente para comunicar de forma eficaz e rápida.

Um belo layout, informações precisas e significantes e seu leitor ficará na sua ideia por bem mais que os 10 segundos iniciais.

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